domingo, 22 de março de 2009

I ENCONTRO DE GESTÃO PARTICIPATIVA

Nesse dia 21/03/2009 (Sábado), aconteceu o I Encontro de Gestão Participativa da Administração É Massapê Crescendo Mais Com Você.
Realizou-se no distrito de Ipaguassu Mirim, abrangendo as comunidade de Mirim, Madeiro, Arraial e Gregório.
O evento contou com a presença do Prefeito João Pontes, da primeira dama do Município, dona Beta Mota, do Vice-Prefeito Jilsim, de todos os Secretários Municipais, da Chefe de Gabinete, dos Vereadores Mário Cézar e Juscelino Florêncio, bem como do povo em geral.
O objetivo do encontro é exatamente ouvir o povo, suas necessidades e seus anseios, para melhor direcionar as ações da administração.
Foi o primeiro de muitos encontros regionais que acontecerão ao longo do ano, uma prova inconteste do interesse do Prefeito João Pontes de fazer uma gestão democrática. Como dizia ABRAHAM LINCOL, um governo do povo, pelo povo e para o povo.







terça-feira, 10 de março de 2009

Trilha dos amigos

Dias 10 e 11 de abril, acontecerá a 3ª (terceira) trilha dos amigos, saindo de Massapê com destino à Jericoacoara.
A trilha contará com a presença de muitos caçadores de aventuras, que irão em suas motos, cortando todos os tipos de estradas, com muita lama, areia, etc.
O percurso terá saída da cidade de Massapê, passando por Senador Sá, Serrota, Cajueirinho, Jijoca, e finalmente, Jericoacoara.
Além das motos, o evento contará também com carros de apoio, que darão suporte durante o percurso. Já está confirmada a presença do Secretário de Agricultura, Gilson Arruda, bem como, do Secretário de Administração e Finanças, Paulo Gilson (Irei de moto claro !!!).







sábado, 7 de março de 2009

Sangria do Açude do Mirim

Hoje, dia 07/03/2009, começou a sangrar, com uma lámina de 4 (quatro) centímetros, um dos maiores açudes públicos do Estado do Ceará, com capacidade de 52 (cinqüenta e dois) milhões de metros cúbicos de água. Trata-se do Açude Acaraú Mirim (Açude do Mirim), grande reservatório que abastece a cidade de Massapê, sede, e vários distritos. Além de ser um dos pontos turísticos de nossa cidade, proporcionando momentos de lazer, com agradáveis banhos em suas águas, além de uma belíssima visão, sobretudo, do pôr-do-sol visto de cima da ponte.
Sangro pela primeira vez em abril de 1910, e assim descreveu Osvaldo de Aguiar, em seu livro Massapê em Foco:

"O formidável volume líquido, à semelhança de cachoeira, precipitou-se, impetuosamente, pelo vale afora, em rebojo espumento, até lançar-se no afamado rio Acaraú, que, raivoso e veloz, o conduziu no leito, ao enorme sorvedouro do velho mar distante. A repercussão do estrondo, nos serrotes circunvizinhos, despertou os humildes moradores da ribeira para a inaugural pescaria coletiva em águas do grande reservatório. Munidos de landuás e tarafas, os pescadores da redondeza afluíram ao local, dispostos a enfrentar a fúria da corrente. Por três dias, morreu peixe em quantidade assombrosa. Era o primeiro benefício, oportuno e salvador que o açude Acaraú-Mirim fazia, de mão beijada, à pobreza sofredora daquela distante região cearense."
Com a intensificação das chuvas, a previsão é de que a lâmina da sangria logo aumente, criando as famosas cachoeiras, típicas das sangrias do Acaraú-Mirim.