terça-feira, 23 de junho de 2009

I Trilha da Pimenta






Nesse dia 14/06/2009 (Domingo), aconteceu em Massapê, a I Trilha da Pimenta. O Evento contou com a participação de muitos aventureiros, que desafiando todos os perigos, partiram em suas motos, para um percurso de 150 (cento e cinquenta) quilômetros de muita lama, e emoção, passando pelo povoado de Jatobá, Distrito de Tangente, Riachão dos Farias, Aiuá, Salao, Senador Sá, Pe Linhares e retornando a Massapê.
Todos que foram, garantem que gostaram e que repetirão a dose no ano que vem. O organizador, Flávio Celulares, já prometeu que no ano que vem a trilha será ainda melhor.
Para nós, é muito gratificante poder contribuir para a realização de eventos como esse, saudáveis, que possibilitam aos jovens de Massapê, a prática de esportes, e também, não deixa de ser uma forma de lazer.


SECRETÁRIO DE FINANÇAS PAULO GILSON, UM DOS
PATROCINADORES DA TRILHA DA PIMENTA E FLÁVIO
CELULARES, ORGANIZADOR.

















Massapê implanta Piso Salarial

imoA Prefeitura de Massapê, através da Secretaria de Administração e Finanças e da Secretaria de Educação, implantaram no Município de Massapê, o Piso Salarial Profissional para o pessoal do magistério.
Tal implantação é sem dúvida uma grande conquista, principalmente para os professores do município, que serão muito mais valorizados, e retribuirão com ensino de qualidade aos alunos de Massapê.
A implantação foi feita através de Lei Municipal, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Massapê. Dia 10/06/2009, o Secretário de Finanças Paulo Gilson compareceu à emissora de rádio para anunciar o primeiro pagamento com o piso salarial já incluído.
Vale ressaltar o total apoio dado pelo Prefeito João Pontes e Vice-Prefeito Dr. Jilson Canuto, para que essa conquinsta fosse alcançada.
Abaixo, a íntegra da Lei do Piso Salarial.


Projeto de Lei Nº 008/2009 de 25 de maio de 2009

Implanta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público municipal, da Educação Básica – no que pertine à área de atuação do Município - de acordo com a Lei Federal nº11.738 e dá outras providências.
O Prefeito Municipal de Massapê Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional para os profissionais do magistério público da Educação Básica – no que pertine à área de atuação do Município - a que se refere a Lei Federal 11.738, que estabelece o piso salarial profissional nacional do magistério público.
Art. 2o O piso salarial profissional para os profissionais do magistério público municipal será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

§ 1o Por profissionais do magistério público com atuação no Município entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares, em suas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.

§ 2º – Os professores efetivos com curso superior de licenciatura plena farão jus a 20% (vinte por cento) sobre o piso previsto para o nível médio, modalidade normal.

§ 3o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual o Município não poderá fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público, para uma jornada escolar de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.

§4o Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.

§ 5o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária para o exercídio de atividades extraclasse.
Art 3º Gratificação de titulação, sobre o vencimento será concedida aos professores efetivos e estáveis que concluírem cursos de pós-graduação, de interesse para o sistema de ensino, com base nos seguintes critérios:
I – Para especialização (mínimo de 360 horas / aula---------------------10%
II – Para mestrado---------------------------------------------------20 %
III – Para doutorado -------------------------------------------------30%

§ 1º A concessão da gratificação de titulação dar-se-á no mês subsequente à apresentação do referido diploma ou equivalente, emitido por Instiuições Universitárias devidamente reconhecidas.

§ 2º O profissional do magistério será beneficiado uma única vez de acordo com o tipo de curso de pós-graduação.

Art 4º Conceder-se-á ajuda transporte ao docente, levando-se em conta a distância percorrida, entre a sua residência e o local onde exerce o magistério, desde que igual ou superior a três quilômetros, ficando estipulado o valor de R$ 0,30 (trinta centavos) por quilômetro.

Art. 5º – Os diretores de escola, os coordenadores escolares supervisores escolares e supervisores de acompanhamento exclusivamente ocupantes de cargos em comissão terão gratificação de acordo com as especificações constantes do Anexo Ùnico desta lei.

Parágrafo Único - Os ocupantes dos cargos prescritos no caput que são professores efetivos da rede municipal de ensino farão jus a 60% da Gratificação aludida, respeitados as demais especificações.

Art 6º - Fica autorizado o Poder Executivo a criar o Programa Especial de Educação de Jovens e Adultos de Massapê – PEEJAM a ser regulamentado por Decreto.

Art 7º - A Secretaria de Educação passará a contar em sua estrutura com uma Superintendência Escolar, departamento de suporte pedagógico das escolas do Município.
Parágrafo Único - Ficam criados 05 (Cinco) cargos de superintende escolar que terão gratificação equiparada aos do Coordenador Pedagógico para também um regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.

Art. 8º A integralização do valor de que trata o Art. 2º desta lei será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:

I – a partir de 1o de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2o, atualizado na forma do art. 9o infra e os vencimentos da Carreira vigente;

II – a integralização do valor do piso salarial do município, atualizado na forma prevista, dar-se-á a partir de 1o de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.

§ 1o Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional do Município compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2o retro.

§ 2º - Toda vez que o profissional da educação municipal não atingir o valor do piso ficará o Município autorizado a complementar, observados o §§ 2º e 4º do Art. 2º desta Lei

Art. 9o O piso salarial profissional do magistério público do Município será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei Federal no 11. 494, de 20 de junho de 2007.

Art. 10 O Município de Massapê deverá adequar seu Plano de Cargos, Carreira e Salário do Magistério - PCCS até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto na Lei Federal 11.738 e no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

Art. 11 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2009.

Art 12 Revoga-se a Lei no 498/04, de 17 de março de 2004

Paço Municipal de Massapê, 25 de maio de 2009
JOAO PONTES MOTA
Prefeito Municipal
OBS: Projeto de Lei elaborado pelo Assessor Técnico da Secretaria de Educação, João Tomaz Neto

I Seminário da Micro Bacia do Açude Acaraú Mirim

Nesse dia 03/06/2009, a Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente, realizou no distrito de Ipaguassu Mirim, o I Seminário da Micro Bacia do Açude Acaraú Mirim.
O evento contou com a Presença do Prefeito João Pontes, do Vice-Prefeito Dr. Jilson Canuto, do Secretário de Infra-Estrutura e Meio Ambiente, Régis Frota, do Secretário de Administração e Finanças Paulo Gilson, da equipe do Departamento de Meio Ambiente, além de um grande número de pessoas daquele acolhedor distrito.
O Objetivo do encontro era exatamente alertar a população, sobre como agir para conservar as águas do Acaráu Mirim limpas e próprias para consumo humano por muito tempo, evitando assim que as mesmas sejam poluídas, e garantindo aos nossos filhos e netos, a possibilidade de desfrutar daquele riqueza que é o açude.
Um evento desse sem dúvida é de uma importância enorme, uma vez que o reservatório em questão, abastece a sede de Massapê, e vários distritos, e também, pelo seu valor histórico. Parabéns a toda equipe da Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente.


PREFEITO JOÃO PONTES FALANDO DA IMPORTÂNCIA
DE SE PRESERVAR O AÇUDE ACARAÚ MIRIM

SECRETÁRIO DE FINANÇAS PAULO GILSON, COMO
FILHO DO MIRIM, TAMBÉM PEDIU AOS SEUS CONTERRÂNEOS
QUE CUIDEM BEM DO AÇUDE


DR. JILSON CANUTO, EM SEU DISCURSO DEFENDENDO
A PRESERVAÇÃO DAS AGUAS DO ACARAÚ MIRIM



segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dia do Desafio

No dia 27/05/2009, a Prefeitura Municipal de Massapê, através da Secretaria de Cultura e Desportos, realizou o Dia do Desafio, evento realizado mundialmente, onde o objetivo é fazer com que as pessoas façam 15 (quinze) minutos de exercícios físicos, num ato simbólico, para incentivar a prática de atividades físicas, tão importante para a saúde.
Participaram do momento de encerramento, realizado na Praça de São Francisco, o Prefeito João Pontes, o Vice Prefeito Dr. Jilson Canuto, a Secretária de Cultura Meire Frota, o Secretário de Administração e Finanças Paulo Gilson, Secretária de Saúde, Aline Siridó, Secretária de Educação Maria da Penha, Secretário de Infra-Estrutura Régis Frota, Secretário de Desenvolvimento Local Kaito Marques, além de centenas de pessoas.

A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública

Nesse dia 27 de maio, a Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente, realizou no CVT de Massapê, o primeiro encontro da A3P, que visa enquadrar os diversos setores da administração de Massapê, no sentido dos mesmos não desperdiçarem papel, energia, entre outros, como meio de contribuir com a melhoria do meio ambiente.
Encontros como esse são muito importantes, pois aos poucos, implantam no pensamento dos massapeenses, a importância que é a preservação do nosso meio ambiente, tão ameaçado nos últimos anos. Parabéns ao Secretário Régis Frota, e parabéns à equipe do Meio Ambiente, Juliana, Eva e Luiz Carlos.





quinta-feira, 4 de junho de 2009

Obrigado pelas três mil visitas

Queremos agradecer, de coração, a todos que acessam esse blog, que já somam três mil visitantes.
Este blog surgiu quase que como uma brincadeira, seguindo uma sugestão do vice-prefeito de Massapê Dr. Jilson Canuto, que durante uma conversa informal, me deu a idéia de criar um blog. Aos poucos fui tomando gosto por escrever nesse espaço, e hoje, fico grato em saber que o mesmo serve como fonte de informação, sobretudo aos massapeenses que moram em outros município.
Pedimos desculpas pela demora nas postagens, demora essa gerada devido ao pouco tempo disponível para atualizar esse blog. Mas vamos procurar não demorar tanto a partir de hoje.
Mas um vez obrigado pelas mais de três mil visitas.
Um grande abraço, do amigo Paulo Gilson.