Um fato muito preocupante, e que talvez poucos tenham conhecimento, está acontecendo no distrito de Ipaguassu Mirim.
Refiro-me a vertiginosa queda do nível de água no açude Acaraú Mirim, conhecido como açude do mirim.
É preciso que todos saibam: o açude está secando numa velocidade increvelmente rápida.
o Acaraú Mirim é o quarto maior reservatório de água da bacia do Acaraú, tendo capacidade para 52 milhões de metros cúbicos de água, sendo de fundamental importância para o Município de Massapê, pois abastece tando a sede, como as comunidades: Ipaguassu Mirim, Madeiro, Varzea da Cruz, Arraial e Mumbaba.
Devido ao fraco inverno no ano passado, o açude praticamente não recebeu água de seus afluentes e não sangrou em 2009, estando hoje com apenas 65,5% de sua capacidade máxima, ou seja, dos 52 milhões de metros cúbicos, só restam 34 milhões.
Causa preocupação não somente a quantidade da água, mas também a qualidade, pois sabe-se que quanto menor a quantidade de água, maior a possibilidade dessa água tornar-se imprópria ao consumo.
Outro fato preocupante é quanto a galeria de captação de água, utilizada para perenizar o Rio Acaraú, e que fica aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma vazão de duzentos litros por segundo. Será que não é a hora de fechar essa galeria ? Será que essa água que está descendo rio abaixo não fará falta no futuro ? Fica a pergunta em aberto para as autoridades competentes responderem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário